quinta-feira, 18 de abril de 2013

Acerca de viagens e transeuntes



Gosto da imagem transmitida pelas palavras transeuntes e viagens porque sou apaixonada pela ideia de Pessoa, que igualou a viagem aos viajantes: A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos. A escola, a família, a sociedade, a vida são seus membros. Destarte, não há caminhos ou mapas a se seguirem, há viandantes a serem aprimorados.
Muitas foram as situações de embaraço em que questionei a minha opção pelo magistério. Às vezes, perguntava para mim mesma: ”O que é que eu estou fazendo aqui?” Todavia, não foram raras as vezes em que concluí, confessando secretamente:”Ah, eu deveria era estar aqui mesmo!”( Não existiria lugar melhor para eu estar) Se eu não estivesse neste lugar como veria Marianna soletrando as suas primeiras sílabas gráficas? Abalizando as letras com seus dedos, ela dizia:  com i, mi;  com i, mi - Mimi, pronto, Mimi (olhava para mim, seus olhos rindo). Eu quase não acreditava que tinha parcela naquele evento.
O ambiente da sala de aula, fisicamente limitado, proporciona vivências inusitadas, aprendizagens ilimitadas; o belo e o mágico também frequentam a escola. Numa manhã de sexta-feira, por exemplo, não se espera que um aluno, no meio de uma atividade avaliativa chame a sua atenção dizendo: Pró, ó o pisca-pisca!O pisca-pisca era humano (seus olhos abrindo e fechando).
Uma das alocuções do protagonista do filme O jardineiro fiel, Justin Quayle, ajudou-me a refletir sobre o conceito de lugar. Justin afirmou que seu lugar, sua casa, era Tessa, sua esposa. Do mesmo modo, acredito que a escola - não o prédio, mas os seus transeuntes, as vivências nela proporcionadas - seja o meu lugar – digo, a minha viagem.

                                                         Texto: Professora Rosana Souza
                                    


2 comentários:

  1. Tocante seus textos Ró, você consegue traduzir os nossos sentimentos nessa tão desafiadora caminhada na educação!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Feliz Dia do Semeador de sonhos!